Teresina ganha com turismo nos dias de evento

Teresina ganha com turismo nos dias de evento

No último fim de semana foi comemorado o Dia Mundial do Turismo, uma importante atividade econômica que movimenta o consumo, produção de bens, serviços e gera a criação de novos empregos, trazendo  oportunidades que abrangem diversas áreas. Teresina, diferente de outras capitais do Nordeste, não fica no litoral, mas a capital se destaca com seu potencial voltado para alguns segmentos, como saúde, educação e negócios.

Nos cinco primeiros meses de 2019, o número de turistas que visitaram Teresina aumentou em 55,6%, quando comparado ao mesmo período de 2018. Levando em consideração apenas o mês de maio, a alta entre os dois anos foi de 50,2%. A constatação é da pesquisa “Teresina: Indicadores Turísticos”, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).  

Evento promete lotar a avenida Raul Lopes

“A gente tem feito sistematicamente pesquisas no portão de embarque e desembarque do aeroporto de Teresina e com as informações disponibilizadas pela  Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária)”, informou o Venâncio Cardoso, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

No portal de embarque, o perfil do turista que vem à capital é homem, vem durante a semana sozinho e, em sua maioria, de iniciativa privada. Ou seja, de acordo com o secretário Venâncio, reforça a ideia que é geralmente um turismo voltado aos negócios. Além disso,  o valor que se deixa em Teresina é maior que o que o teresinense gasta fora. 

“É importante destacarmos que o turista é um cidadão que se desloca, vai ter um gasto com hospedagem, alimentação e deslocamento, turismo não é só voltado à cultura, praias”, falou.

Turismo de negócios

Teresina tem se posicionado no cenário nacional e internacional participando de grandes feiras de negócios turísticos no Brasil, também fazendo networks, atraindo novos olhares. 

“A gente conseguiu viabilizar um Famtour, que é um turismo de familiarização, no qual trouxemos jornalistas e agentes de viagem para conhecer o mercado local com a missão de viabilizar pacotes de viagens”, lembra.

Materiais publicitários que divulgam o potencial turístico também foram essenciais, frisou o secretário. Como exemplo, a parceria com o Grupo Meio Norte de Comunicação possibilitou a promoção de grandes eventos que contribuem na venda da capital para outros estados.

Teresina deve receber milhares de turistas

“A gente tem focado em eventos que fomentem o turismo esportivo, valorizando os eventos culturais e que concentram os maiores números dos centros turísticos entre janeiro e julho, principalmente. Também, no meio acadêmico, com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), estamos viabilizando projetos para a melhoria dos espaços públicos, divulgando Teresina com uma perspectiva de negócios”, explicou.

Micarina promete gerar movimentações turísticas 

O retorno da Micarina Meio Norte, por exemplo, vem dando o que falar não somente em Teresina, mas em diversos estados. O evento, que se consolidou na década de 1990 e início dos anos 2000, retorna este ano com vários diferenciais e promete um público gigantesco em uma das principais avenidas de Teresina, a Raul Lopes.

Bluee Tree Towers Rio Poty Hotel deve ficar lotado em virtude da Micarina

A folia acontece entre os dias 18 e 19 de outubro, próximo a um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina, o Mirante da Ponte Estaiada. A capital piauiense vai receber milhares de turistas para acompanhar um espetáculo que tem tudo para marcar o ano.

Muitos hotéis da capital já estão registrando grande procura para hospedagens nos dias do evento. 

“Realmente, o evento está movimentando a cidade. Temos uma boa procura, com previsão de lotação mais alta que a média normal e acredito que esteja igual nos demais hotéis de Teresina”, ressaltou o gerente do Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, Maurício Ferreira de Oliveira.

Comment (1)

  1. Typicalcat49

    27 de dezembro de 2019 at 16:33

    Nice read. I just passed this onto a friend who was doing some research on that. He just bought me lunch since I found it for him! So let me rephrase: Thank you for lunch!

Leave a Comment